Análise – Convocados de C.Queiroz que actuam no estrangeiro

11 05 2010

Como acompanho com regularidade as campanhas de grande parte dos jogadores portugueses no estrangeiro, aproveito para deixar uma opinião sobre aqueles convocados de C.Queiroz que actuam no estrangeiro.

Daniel Fernandes(Iraklis) – Para mim, uma surpresa agradável. O guardião português transferiu-se para a Grécia por empréstimo do Bochum e realizou exibições absolutamente fantásticas , bem destacadas na imprensa grega. De tal forma que o Olympiakos já manifestou interesse em comprá-lo. Já representou a selecção sub-21 onde fez bons jogos também.

Simão Sabrosa: Não está a fazer um bom final de época, mas ainda assim é um excelente jogador, está presente na final da Liga Europa, e foi dos jogadores mais utilizados do seu clube, especialmente na 1ª volta.

Tiago: Adaptou-se bem ao At.Madrid depois de periodos menos bons ao serviço da Juventus. Ainda assim, creio que João Moutinho seria uma jogador(mais ou menos da mesma posição) mais útil e que não merecia ficar de fora.

Deco, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho – O trio do Chelsea merece a chamada, creio que R.Carvalho poderá acusar alguma falta de ritmo devido aos problemas físicos, mas certamente o departamento médico da selecção vai tentar recuperá-lo. Paulo Ferreira é muito regular e trabalhador, foi provavelmente o português mais utilizado , esta época, por Carlo Ancelotti. Por fim , Deco é um médio ofensivo de classe, não está particularmente explosivo, mas é um jogador importante, que deve despedir-se da selecção no final do Mundial.

Zé Castro – Foi outrora um central muito promissor, e certamente que a sua qualidade continua lá. Ainda assim, teve problemas físicos ao longo da época, o que nem sempre possibilitou uma época boa no Deportivo. Sinceramente, ainda que aprecie as qualidade deste jogador, não o chamaria neste ano. Seria mais racional, na minha óptica, chamar Nunes(Mallorca), que é um titular indiscutível da sua equipa,que realizou uma das melhores temporadas, estando apenas abaixo de Real Madrid, Barcelona,Valencia e Sevilha.

Ricardo Costa(Lille) – Se D.Fernandes foi uma surpresa agradável para mim, o Ricardo Costa foi precisamente o oposto! Não compreendo como é que um jogador que esteve longe de ser um titular indiscutível no Wolfsburgo, que se transeferiu para o Lille sendo expulso por duas vezes consegue um lugar na selecção! a única justificação poderá ser a sua polivalência, contudo, não concordo de todo, com esta chamada.

Duda(Málaga)– Fez uma excelente época no Málaga, sendo um dos melhores marcadores do seu clube. Já despertou a cobiça do Sporting e foi titular pela selecção em vários jogos do apuramento. Só que, a posição na qual, Duda se destacou ao longo da época na Liga Espanhola foi a extremo e não a lateral esquerdo…

Nani(Man Utd) – Chamada justíssima, fez das melhores épocas da sua carreira em Inglaterra , e é dos jogadores no estrangeiro em melhor forma.

Cristiano Ronaldo e Pepe(Real Madrid) – De Cristiano Ronaldo nem vale a pena dizer muito, é o melhor português da actualidade, melhor marcador português no estrangeiro, um dos melhores jogadores do mundo. Esperemos que consiga render na selecção , tanto quanto no Real Madrid. Pepe é um excelente jogador, mas não sei até que ponto estará nas melhores condições físicas. Se recuperar espero que seja para jogar a central e não a trinco!

Miguel(Valência)- Está longe dos seus melhores momentos, mas ainda assim, face a lesão de bosingwa merece a chamada, o talento está la, e se estiver fisicamente bem pode fazer uma boa competição.

Hugo Almeida(W.Bremen) – É verdade que temos escassez de avançados portugueses e Hugo Almeida, dado o que temos, merece a chamada, mas o que é certo é que não fez uma grande temporada…7 golos para o campeonato, não me parece grande feito. É certo que são ligas diferentes, mas creio que Makukula merecia mais. São ambos avançados possantes e menos móveis, e Makukula na Liga Turca fez 21 golos. Nesta liga jogam avançados como Jô, Nonda,  Milan Baros, Nihat, Deivid, Guiza…. Ainda assim eu defendia a chamada dos 2 jogadores + Liedson, creio que chamar só 2 pontas de lança é pouco…

Danny (Zenit) – Chamada merecidíssima! Voltou á pouco á competição e em cerca de 5/6 jogos já marcou 3 golos, e é sempre dos melhores em campo, está em grande forma, e pode afirmar-se neste Mundial.

Anúncios

Ações

Information

6 responses

11 05 2010
O Nosso Futebol

Não acompanho muitos dos campeonatos onde estes jogadores jogam mas Danny e Nanny são dos melhores jogadores,estando em excelente forma.Quanto a Makukula é verdade que fez muitos golos este ano mas na minha opinião Hugo Almeida é superior.Concordo consigo em Carlos Queiroz ter chamado apenas dois avançados,parece-me que o seleccionador não quer arriscar muito e aposta no sector defensivo mas, temos alguns extremos que podem jogar a avançados como o caso de Ronaldo.Contudo foram chamados 24 jogadores quando o limite é 23,daí na minha opinião o jogador que vai saír é Ricardo Costa ou Zé Castro.

11 05 2010
Fábio Silva

Caro Paulo, gostei da análise.
Em relação ao Hugo Almeida, relembro que esteve ausente da competição algum tempo e jogar no Werder Bremen não é a mesma coisa que jogar no Kayserispor.
No entanto, sou dos muitos portugueses que defendia a chamada dos dois atletas.

Abraço

11 05 2010
portuguesesnoestrangeiro

Sim, sem dúvida que são ligas diferentes , e que é muito mais difícil jogar na Bundesliga. Mas importa salientar que jogar numa equipa turca, que não pertece ás 3 “grandes” e marcar 21 golos é obra! Não teve certamente jogadores como os do W.Bremen a fazer passes de sonho, a desmarcá-lo contantemente… E além disso, se na Turquia jogam Baros, Nonda, Jô, Deivid,Nihat etc …. e nao marcaram tantos golos quanto o Makukula é porque existe algo de bom aqui para aproveitar! …

É sempre complicado fazer comparações. Mas uma coisa é certo e concordamos, os 2 mereciam lá estar!

Um Abraço!

11 05 2010
Mattos

De todos os referidos, destaco sem duvida alguma :
Cristiano Ronaldo- grande época a levar o Real ao colo.
Danny- em grande após longa ausência
Nani- Temporada para recordar

Se estes três artistas se apresentarem inspirados, estou convicto que Portugal será uma das selecções em destaque neste Mundial.

P.S. Que pena tenho eu que se esteja a perder um grande jogador da bola, como é Quaresma..Mourinho deveria empresta-lo para rodar e mostrar ao mundo o seu enorme talento, é um desperdicio…..

paixaodabola.blogspot.com

11 05 2010
Benfica FC

Entre o Zé Castro e o Ricardo Costa, um deles é para descartar, certamente.
Infelizmente, na minha opinião, a nossa defesa é muito frágil e vai ser o nosso calcanhar de Aquiles.

12 05 2010
futebolisticas

Excelente blog, com material de muita qualidade. Vou acompanhar sempre para ficar informado sobre o país que tanto admiro, Portugal, e sobre o meu mundo, o do futebol. Torço pelo sucesso da seleção de Cristiano Ronaldo, o melhor do mundo, num time que não está bem montado como o rival Barcelona. Se o craque da esquadra vermelha trocasse de time com Messi, Cristiano Ronaldo faria no time catalão ainda mais que faz no Real Madrid, clube que o português genial carrega nas costas. Um abraço e parabéns pelo excelente material aqui publicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: